Selecione uma das opções:

Após intimação, Univali confirma equipe de perícia para avaliar condições do aeroporto de Navegantes

Universidade aguarda parecer da justiça federal enquanto leilão do 6º bloco de aeroportos federais segue suspenso


22 de março de 2021 por
Compartilhe:

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apresentou proposta de honorários para equipe de perícia técnica que irá elaborar estudo de impacto sobre demanda de carga atual e projeção para os próximos 30 anos no Aeroporto Internacional de Navegantes Ministro Victor Konder. A confirmação veio hoje (22) após intimação em caráter emergencial do juiz federal Tiago do Carmo Martins que, no ato, suspende a licitação versada no Edital de Leilão ANAC 01/2020, que trata da sexta rodada de concessões de aeroportos federais, até realização de perícia antecipada constituída por técnicos indicados pela Univali.

A Univali não divulgou detalhes dos honorários e de integrantes da equipe, que foram enviados para os autos do processo, pois aguarda parecer favorável do magistrado. A Universidade se pronunciará sobre o caso após decisão formalizada que deve ocorrer até a próxima sexta-feira (26).

O Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí Açu havia ajuizado Ação Civil Pública questionando os detalhes relacionados as projeções para os próximos trinta anos em relação ao aeroporto. O Foro, que representa a sociedade regional, ao ajuizar a ação civil pública, resguarda eventuais prejuízos da ordem de 30 anos a região.

📰 LEIA TAMBÉM:

O presidente da agremiação, Rafael Mayer, conversou com a Rede Marazul a e considerou que não há como procurar a demanda, se por 30 anos o aeroporto terá uma pista de apenas 1751 metros, o que não permite a plena operação da capacidade do aeroporto. A exigência é que a ampliação do aeroporto e da nova pista estejam garantidos com menção expressa no edital.

As projeções teriam sido subestimadas pra retirar a exigência na concessão da construção de uma segunda pista no aeroporto de Navegantes, apesar da ampliação estar prevista no plano Diretor. De acordo com a procuradoria-Geral do Estado, que pede a impugnação do edital, os dados da secretaria de Aviação Civil estimam que, em 2050, o volume de cargas no terminal será de 5,7 mil toneladas, mas essa quantidade é menor do que a movimentação já registrada em 2014.

A perícia será usada como prova no processo. Se a proposta da Univali for aceita, a instituição terá cinco dias pra marcar o início dos trabalhos. O laudo pericial terá prazo de 10 dias pra ser apresentado após o começo da perícia. Até a conclusão do trabalho, o leilão ficará suspenso. 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo