Selecione uma das opções:

Balneário Piçarras registra aumento de focos positivos de dengue

Em 2021, 402 focos positivos foram registrados até o momento


15 de março de 2021 por
Compartilhe:

Técnicos do Programa de Controle e Combate à Dengue se reuniram com secretários municipais e com o prefeito Tiago Baltt para discutir o aumento expressivo de focos positivos no município e o desenvolvimento de uma campanha de conscientização. Diversos setores da prefeitura devem se unir para fiscalizar e conter a infestação do mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e o Zika Virus.

Desde o início do ano, a equipe de controle e combate à dengue, composta por 12 pessoas, registrou 402 focos positivos do mosquito. Em janeiro, foram realizadas 11.560 visitas às residências do município e 8.607 em fevereiro, o que resulta em mais de 20 mil atuações em dois meses. Foram localizadas 8.903 larvas.

Após a fiscalização, proprietários de terrenos que mantém lixo acumulado com água parada recebem uma notificação de limpeza sujeito a multa. “Quando chega ao remetente, a notificação leva de 30 a 40 dias para ser eficaz e, em 2021, diversas correspondências voltaram devido ao endereço desatualizado ou incompleto do proprietário do imóvel”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Eunice Bernardina Rosa de Souza.

📰 LEIA TAMBÉM:
Há 229 armadilhas visitadas semanalmente.

O município pode enfrentar estado crítico de infestação do Aedes aegypti. “Os números mostram que até maio nós vamos ter um surto de dengue. Ficamos entre Joinville e Itajaí, que já enfrentam situação crítica. Nas visitas, estamos enfrentando reclamações e recusa”, enfatiza o coordenador do programa de controle e combate à dengue, André Luiz Ladewig.

Para intensificar as fiscalizações, o Programa de Controle e Combate à Dengue e a Vigilância Sanitária devem se aliar às secretarias de Planejamento, Obras e Fundema. A Secretaria Municipal de Educação deve atuar na conscientização de alunos.

Em Balneário Piçarras há 229 armadilhas visitadas semanalmente e 86 pontos estratégicos, como lavações e floriculturas, visitadas quinzenalmente. As visitas periódicas ocorrem de acordo com a necessidade. Com a confirmação de casos de dengue ou suspeitas, a delimitação de foco acontece por meio de visitas em um raio de 150 metros para eliminar outros possíveis focos e realizar o bloqueio de transmissão da doença.

Reuniões são realizadas periodicamente para definir estratégias. No dia 8 de fevereiro, a primeira reunião do ano definiu a Sala de Situação de Combate à Dengue de forma emergencial. A segunda reunião realizada no dia 2 de março e discutiu o aumento de casos e campanhas de conscientização.

Em 2017, o município registrou 18 casos de dengue. Em 2018, foram 60 casos e em 2019 houve registro de 167 casos de dengue.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo