Selecione uma das opções:

Coletivo e legislativo cobram espaço na unidade judiciária de Penha para atendimento de mulheres violentadas

Poder Judiciário nega implantação da Delegacia da Mulher em Penha no ano de 2021, mas destina espaço provisório ao movimento CMBA


17 de março de 2021 por
Compartilhe:

A violência contra a mulher tem sido debatida por organizações do litoral norte catarinense. As discussões tem avançado sobre os sistemas judiciários de atendimento às demandas femininas e são encabeçados pelo Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (o CMBA). No entanto, uma das lutas para a implantação da delegacia da mulher esbarrou nas restrições da pandemia e também orçamentárias. Apenas no mês de janeiro foram decretadas 10 medidas protetivas.

O espaço pensado para a delegacia será colocado à disposição de Penha e Balneário Piçarras (município sede da comarca) provisoriamente para o CMBA, Coletivo Mulheres do Brasil em Ação, para atender mulheres em situação de violência doméstica.

A presidente da CMBA, Regina dos Santos, explicou que o espaço é um início para oportunizar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica para que seja possível oferecer orientação jurídica e psicológica, evitando o deslocamento até outras cidades.

📰 LEIA TAMBÉM:

O vereador Fernando Vailatti, o Ferrão, do Podemos, que também é Procurador Especial da Mulher, assinou indicação no Legislativo na tentativa de colaborar para a abertura do espaço na Unidade Judiciária de Penha.

O CMBA se formou em 2018 em meio a uma festa designada Festa da Mulherada em Barra Velha que reuniu cerca de 100 mulheres que acompanharam palestras, expressões artísticas e caminhadas. A reunião se transformou no Coletivo e formou também 32 promotoras legais populares. O CMBA também criou a primeira casa de referência de atendimento à mulher com equipe especializada que atua voluntariamente em Balneário Piçarras. A casa é sigilosa para reservar a integridade das mulheres violentadas, criadas unicamente com esforços da sociedade civil

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo