Selecione uma das opções:

Justiça Federal suspende licitação do aeroporto internacional de Navegantes

Decisão anima organizações que atuam para garantir o futuro do desenvolvimento regional


20 de março de 2021 por
Compartilhe:

O Juízo da Terceira Vara Federal de Itajaí concedeu liminar denominada “tutela de urgência” para suspender toda a licitação do sexto bloco do leilão envolvendo aeroportos, inclusive o de Navegantes. Conforme o despacho do juiz federal, Tiago do Carmo Martins, a suspensão da licitação versada no Edital de Leilão ANAC 01/2020, que trata da sexta rodada de concessões de aeroportos federais, segue até realização de perícia antecipada. No caso do Aeroporto Internacional de Navegantes Ministro Victor Konder, o magistrado determinou a realização de prova pericial com objetivo de aferir a demanda de carga atual e projeção para os próximos 30 anos.

O despacho intimou a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e também a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para apresentar proposta de honorário para compor essa equipe técnica pericial. A convocação do prazo de um dia, considerando a urgência do caso.

O Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí Açu havia ajuizado Ação Civil Pública questionando os detalhes relacionados as projeções para os próximos trinta anos em relação ao aeroporto. O Foro, que representa a sociedade regional, ao ajuizar a ação civil pública, resguarda eventuais prejuízos da ordem de 30 anos a região.

📰 LEIA TAMBÉM:

O presidente da agremiação, Rafael Mayer, conversou com a Rede Marazul a e considerou que não há como procurar a demanda, se por 30 anos o aeroporto terá uma pista de apenas 1751 metros, o que não permite a plena operação da capacidade do aeroporto. A exigência é que a ampliação do aeroporto e da nova pista estejam garantidos com menção expressa no edital.

A ideia é que a região de Navegantes tenha crescimento potencial e progresso regional como apresenta o terminal internacional Floripa Airport Cargo, que faz a logística aérea da Zurich Airport Brasil em Florianópolis, e encerrou o primeiro bimestre do ano frente aos mesmos meses de 2020 com crescimento de 172% no valor de cargas CIF (quando o embarque internacional inclui os custos do frete), alta de 146% em receita e expansão de 66% nos embarques aéreos nacionalizados. A companhia informa também que conseguiu redução de 37% no tempo de armazenagem de cargas no período. Todo esse resultado está associado à investimentos de ampliação do equipamento aeroportuário que já opera sob concessão.

Segunda pista garantirá ampliação de voos na região
Segunda pista garantirá ampliação de voos na região
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo