Selecione uma das opções:

Barra Velha inicia estudos para obtenção da Certificação Internacional Bandeira Azul

Objetivo é certificar a Praia do Cerro, que possui cerca de 1,4km de extensão


2 de abril de 2021 por
Compartilhe:

A Barra Velha iniciou os estudos técnicos para a implantação do Programa Bandeira Azul na cidade, através da candidatura da Praia do Cerro, em Itajuba. O início dos trabalhos foi marcado na manhã da última terça-feira (30) com a apresentação da proposta. O objetivo é de iniciar a Fase Piloto ainda em 2021.

O Programa Bandeira Azul é um prêmio ecológico, concedido voluntariamente a praias em todo o mundo – apenas 18 praias no Brasil possuem a certificação atualmente – que cumprem rígidos requisitos de balneabilidade, gestão ambiental e segurança. O Programa tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. A Praia do Cerro foi escolhida por possuir ecossistema adequado aos objetivos do programa e histórico de gestão ambiental favorável, beneficiando a inscrição na Fase Piloto.

De acordo com o Prefeito Douglas Elias da Costa, o acesso ao Programa Bandeira Azul potencializará o turismo em toda a cidade. “É uma certificação internacional que colocará Barra Velha num patamar diferenciado das demais cidades. Nosso município ganhará com a visibilidade a nível internacional, atraindo novos visitantes e, na conscientização ambiental aos usuários de praia”, frisou.

📰 LEIA TAMBÉM:

A ideia é de criar uma experiência sustentável em toda a cidade, ampliando o turismo local. “Buscaremos a certificação para a Praia do Cerro, mas queremos que toda a cidade fortaleça a experiência Bandeira Azul, criando um ambiente favorável ao turista e ao investidor, resultando diretamente em emprego e renda para nossa população”, explicou o Presidente da Fundação de Turismo, Pierre Costa.

O próximo passo é a obtenção do histórico de análises de balneabilidade para comprovar a qualidade das águas da Praia do Cerro. As amostras irão observar critérios microbiológicos (Enterococcus sp e Escherichia coli) e físico-químicos (pH, materiais flutuantes e óleos e graxas). Após a etapa, um relatório é realizado para acesso à Fase Piloto.

A Fase Piloto é pretendida para ainda em 2021, caso as análises de balneabilidade sejam positivas. De acordo com o oceanógrafo da Fundema de Barra Velha, Marcos Lima “A Praia do Cerro possui potencial positivo de qualidade de água, observando que a saída do Rio Itajuba se situa ao norte, não afetando diretamente o trecho. Além disso, a Fundema tem notificado situações de drenagens irregulares no local”.

Fase Piloto

Na Fase Piloto, o município possui até dois anos para cumprir com todos os critérios estabelecidos em recomendações a serem elaboradas pelo Instituto Ambientes em Rede, responsável pelo Programa Bandeira Azul no Brasil. Nesta fase, ocorre também o processo de envolvimento social através da criação do Comitê Gestor e ações de conscientização quanto a importância do programa.

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total existem 4.671 praias, marinas e embarcações certificadas no mundo.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo