Três times de Santa Catarina entraram em campo nesta quarta-feira, 9, pela 3ª fase da Copa do Brasil. Apesar do bom retrospecto do estado na competição, apenas um clube garantiu a classificação às oitavas de final. Chapecoense e Avaí foram eliminados após perderem o jogo da volta como visitantes. O único representante catarinense na próxima fase será o Criciúma, após eliminar o América-MG na disputa de pênaltis.
A Chapecoense viajou até o Rio Grande do Norte para encarar o ABC. Mesmo com a vantagem de dois gols obtida no jogo da ida, a Chape acabou sofrendo o revés por 3 a 0 em Natal e se despediu do torneio nacional. Uma eliminação que frustra os planos da diretoria do Verdão do Oeste e abala o início de trabalho do técnico Jair Ventura. Em duas partidas no comando da equipe, o treinador amarga duas derrotas: 3 a 1 para o Palmeiras; e 3 a 0 para o time potiguar.
O Avaí, por sua vez, enfrentou o Athletico-PR na Arena da Baixada e perdeu por 1 a 0. Com a soma dos resultados, o Furacão acabou levando a melhor e garantiu a vaga na próxima fase da Copa do Brasil. O Leão da Ilha se despede do torneio com duas vitórias, um empate e uma derrota.
O Criciúma conquistou a Copa do Brasil em 1991. 30 anos depois, o Tigre escreve mais um capítulo na história da competição. Depois de eliminar Marília e Ponte Preta nas fases anteriores, a vítima da vez foi o América-MG. Com dois empates, a decisão entre os times acabou sendo nos pênaltis e o goleiro Gustavo brilhou ao defender três cobranças.
Além da classificação, o Tigre garantiu mais de R$3 milhões em premiações de patrocinadores e cotas da Copa do Brasil. O próximo adversário do Criciúma na Copa do Brasil será definido em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol. A previsão é que os jogos da próxima fase sejam disputados no fim de junho e no início de agosto.