Selecione uma das opções:

Destaque da semana: Terceiro livro infantil de autor de Penha será lançado em Macaé, no Rio de Janeiro

Desde 2020, a turminha criada pelo autor de Penha vem invadindo não só as redes sociais, mas também o universo da criança


20 de janeiro de 2023 por
Compartilhe:

Para se emocionar: O terceiro livro da série infantil “A Turma do Sirizinho”, do autor Paulo Santos, de Penha, e ilustrado por Jimi Silva, de Macaé, RJ, será lançado no sábado (21), às 19h30, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. O projeto visa estimular o gosto pelo saber por meio da leitura, e mostra a turminha conhecendo uma plataforma de petróleo.

Desde 2020, a turminha criada pelo autor de Penha vem invadindo não só as redes sociais, mas também o universo da criança: a “Turma do Sirizinho”, criação original de Paulo Santos, transformou uma bela narrativa local em livros infantis ilustrados que contam a aventura de uma turminha que se conheceu durante a pandemia, e trata de assuntos relativos à proteção animal e ao meio ambiente.

Entre os personagens, o Sirizinho, o tubarão Tutuba, a garça Garcilda, o vilão Fragaton, (uma fragata macho), o tucano fêmea Tuca, a capivara Captur, o gato do mato Félix e o cãozinho Bingo, e vivem suas aventuras em Armação do Itapocoróy, uma trupe que já conta com dois livros publicados, “A Pandemia pela Ótica Animal”, da Editora WI, impresso graças a uma vaquinha virtual que levantou os recursos e cuja venda está disponível no site http://Turma-do-sirizinho.oncartx.io, e a segunda obra, a turma desta vez visitando o zoológico de Pomerode, com a Ararita, prima do Tuca.

📰 LEIA TAMBÉM:

Segundo Paulo, seus personagens levem educação ambiental para as crianças, mas também oferecem um perfil musical – a primeira das músicas da turminha já está em todas as plataformas musicais, e muitas estão por vir.

“Essas músicas sempre vem acompanhando nossas aventuras, e ainda um leque de produtos que estão em projetos diversos, pois o público-alvo da turma é exigente e gosta muito de novidades”, observa ele. Recentemente, a Fundação Municipal Cultural de Penha, através do professor Eduardo Bajara Souza, entregou um exemplar para o ator e diretor Lázaro Ramos, na Feira Literária de Parati, no RJ.

Além de Paulo, nativo de Penha (mais precisamente Armação do Itapocoróy, como ele faz questão de frisar), a equipe é também composta pelo ilustrador Jimi, amigo do autor original há 15 anos, e o cantor e compositor Humberto Ribeiro, o Beto Ribas. A curiosidade é que eles trabalham embarcados em plataformas petrolíferas, e de lá, criam o material.

Beto Ribas compôs a primeira música da turminha e a produziu com um amigo produtor no RJ, Daniel Lemos. Juntos, eles estão trabalhando na composição e produção de outras canções. Outra parceria é com a arte designer Samira Zaida – e ela quem digitaliza as ilustrações feitas a mão por Jimi, seu primo. Interessados na compra dos primeiros livros podem comprá-los e apoiar o projeto no site http://Turma-do-sirizinho.oncartx.io.
Incentivar a leitura é algo de extrema importância, principalmente com as crianças e a tal da era tecnológica que estamos vivendo. Nossos parabéns aos envolvidos e sucesso (ainda mais).

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo