Selecione uma das opções:

Cultura de Piçarras oferece audiobook e videobook com poemas de Cruz e Souza


24 de março de 2023 por
Compartilhe:

População pode acessar conteúdo em canal de YouTube e blog, com tradução em Libras

A Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras, através da Bliblioteca Municipal José Ferreira da Silva, recebeu esta semana as duas edições do projeto “Cruz e Sousa para Todos – Últimos Sonetos para ver e ouvir”. O projeto foi desenvolvido pelo ator Robson Benta, de Joinville. As edições em audiobook e videobook estão disponíveis para acesso gratuito na Biblioteca Virtual no Blog da Fundação de Cultura (fmcpicarras.blogspot.com) e também no YouTube da Fundação (Cultura Piçarras).

Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp

📰 LEIA TAMBÉM:

As duas edições reúnem um conjunto de 96 poemas da obra “Últimos Sonetos”, de Cruz e Sousa (1861-1898), poeta negro, catarinense e um dos mais importantes artistas do simbolismo no Brasil. Os projetos foram selecionados pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição e executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

A versão em vídeo foi interpretada em Português e Libras. A interpretação dos poemas em Português é feita por Robson e em Libras por Darley Goulart, ator surdo, e pela intérprete Núbia Amorim. Uma das novidades da segunda edição é a audiodescrição feita no videobook, possibilitando que os quase 200 mil catarinenses, segundo o último censo, cegos ou com baixa visão tenham o direito à acessibilidade garantido, além de terem acesso também a um audiobook com os sonetos gravados na voz de Benta. A audiodescrição é feita pela jornalista Fabiana Azevedo, com roteiro de Iraci Seefeldt e consultoria de Paulo Suldóvski.

Acessibilidade
Segundo o projeto, em Santa Catarina, mais de 70 mil pessoas têm deficiência auditiva. Os dados são do último censo do IBGE. Grande parte das pessoas surdas não é alfabetizada em português e consegue se comunicar apenas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). “São milhares de pessoas que têm seu acesso limitado à leitura e literatura por falta de acessibilidade, muitas delas em idade escolar e que enfrentam dificuldades nas aulas de literatura brasileira”, destaca o projeto.

Considerando essa realidade, o ator e professor de teatro Robson Benta, com quase 40 anos de atuação artística e uma década de experiência em métodos de inclusão por meio da arte, desenvolveu o projeto “Cruz e Sousa para Todos: Últimos Sonetos para Ver e Ouvir – 2a Edição”.

O projeto “Cruz e Sousa para Todos: Últimos Sonetos para ver e ouvir” está embasado em um conceito abrangente de combate ao preconceito racial e de defesa da democratização do acesso e dos direitos culturais de pessoas surdas e cegas.

A escolha do escritor não ocorreu por acaso. Homem negro, filho de escravos alforriados, o poeta catarinense viveu cercado pela opressão escravista e encontrou na palavra escrita um lugar de liberdade que se coloca para além da cor da sua pele e das dificuldades encontradas.

Quase um século depois, o racismo se mostra ainda muito presente na sociedade brasileira, o que torna a produção artística ainda inacessível para um grande contingente de pessoas; e mais ainda para pessoas pretas surdas, cegas ou com alguma outra deficiência.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo