Selecione uma das opções:

Bombeiros voluntários de SC têm novo Comandante Estadual

O posto agora é ocupado por Neilor Vincenzi, comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul


16 de maio de 2023 por
Compartilhe:

Os bombeiros voluntários de Santa Catarina têm novo comandante estadual. O posto agora é ocupado por Neilor Vincenzi, comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, que sucedeu Evandro Vinotti, dos Bombeiros Voluntários de Indaial. Vincenzi assume, também, a coordenação do Conselho dos Comandantes da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) no biênio 2023-25.O encontro dos comandantes ocorreu no último sábado (6. maio.23), realizado pela corporação de Caçador, no plenarinho da Câmara de Vereadores.

Na mensagem de despedida, o ex-coordenador, Evandro Vinotti destacou as principais ações do seu período à frente do Conselho, como a mudança de coordenador para comandante estadual; a criação da figura do comandante e subcomandante regional para representar a ABVESC em situações de urgência e emergência em que bombeiros voluntários atuem em conjunto; o aprimoramento do regulamento do Conselho de Comandantes; o fortalecimento da cultura de participação em eventos do segmento bem como visitas técnicas; além de ampliar o leque de atribuições do Conselho e maior aproximação com o Comitê Técnico – Cotec. 

📰 LEIA TAMBÉM:

Segundo ele, outra medida importante, e que está em fase de análise pela diretoria executiva da ABVESC, foi a criação de uma formatura estadual, uma vez por ano, para reunir representantes das 32 corporações filiadas. O objetivo é homenagear bombeiros voluntários, reconhecer o apoio das esferas de governo, pessoas jurídicas e físicas ao modelo “bombeiros voluntários” além de estreitamento dos laços de amizade e camaradagem. “Tivemos um período difícil, que foi o último ano da pandemia do coronavírus. Mas, ainda assim, somamos conquistas e avanços importantes para o modelo”, disse.

O novo comandante estadual dos bombeiros voluntários em Santa Catarina, Neilor Vincenzi, por sua vez, agradeceu o apoio e confiança dos pares, disse que vai manter a linha de trabalho instituída pelos coordenadores anteriores e avançar na busca de soluções para a equiparação técnica das corporações e de atribuições do próprio Conselho e comandante geral.

Ele cita, por exemplo, que pretende fomentar os encontros periódicos entre as corporações das seis regionais para detalhar o perfil e necessidades. “Vou buscar ainda mais aproximação dos comandantes das corporações de cada regional para entender as demandas e estabelecer pontes com a própria ABVESC”, disse. Além disso, ele pretende instituir grupo de trabalho para definir as atribuições da figura dos comandantes regionais que vão atuar em cenas de urgência e emergência, além de aprimorar o processo de alternância do comandante geral, que atende o estabelecido no regimento do Conselho dos Comandantes que estabelece dois anos para o coordenador do Conselho. “Precisamos ‘escrever’ estas funções e diretrizes”, observou.

Debate – No segundo encontro do ano, os comandantes discutiram sobre o modelo de representação dos bombeiros voluntários em atendimento a ocorrências em conjunto e criação de força-tarefa regionais no Estado, suscitada no encontro realizado em fevereiro; novas visitas técnicas a fornecedores; a análise de normas em discussão no Cotec e encaminhamento de outras; e, por fim, novo ordenamento de prioridade de atendimento, levando em conta a proximidade geográfica da equipe de socorro no local de emergência em detrimento da localização da unidade de bombeiro.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo