Selecione uma das opções:

Prefeito de São João exonera secretário que defendeu estupro e chamou Rosa Weber de “p*…”


28 de setembro de 2023 por
Compartilhe:

Legenda: Prefeito Clezio (à direita), e o secretário Osa (primeiro à esquerda): pressão resultou em exoneração anunciada nesta tarde / Foto Arquivo

O prefeito de São João do Itaperiú, Clezio Fortunato (MDB), confirmou nesta tarde de quinta-feira (28) que exonerou o secretário municipal de Administração Osair Antonio Souza (PL), do cargo de titular da Administração local.

A exoneração deu-se após a revelação do pesado ataque de Osa contra a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que se despediu da presidência nesta quarta-feira (27). Osair publicou no início desta semana, em rede social de um grupo de políticos locais chamado “À Direita”, que a ministra é “uma puta (que) vai ser eternamente estrupada (SIC) pelo diabo no inferno”.

📰 LEIA TAMBÉM:

A informação foi denunciada no portal de notícias Diário do Centro do Mundo, de conteúdo progressista, e já na quarta-feira, gerou reação de repúdio por parte do prefeito Clezio. Osair, filiado ao PL, disse também que “se ganhasse na loteria, não ficava um vivo nesse STF. Iriam os onze pro pau”. E finalizou dizendo que “gastaria tudo pra pagar um drone pra explodir aquela merda toda lá, no tal do poder judiciário. Mataria uns inocentes, mas não faria mau (SIC), morreriam por uma boa causa”.

Clézio Fortunato informou ainda ontem que “foi pego de surpresa” com a declaração dada pelo seu secretário, e que “repudia” seu comportamento. “É necessário primar pelo respeito à Ministra como uma autoridade e sobretudo à figura como mulher”, frisou Clezio.

Inicialmente, Fortunato não anunciou medidas administrativas contra Osair, ligado ao seu atual vice-prefeito, Jaime de Souza (PL). Mas a repercussão nacional do caso pesou na decisão. A Câmara de Vereadores também repudiou o ato e pressionou o prefeito (veja link nesta página). E nesta quinta, a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, denunciou e lamentou a situação.

Para o prefeito de São João, houve “forma agressiva e deselegante utilizada pelo secretário para se referir à Ministra, em que pese a mensagem ter sido redigida “com viés pessoal e sem vínculo com o cargo público o qual ocupa”. O Jurídico do Município também analisa o caso.

Saiba mais

O portal DCM reproduziu as mensagens do secretário municipal (o telefone do secretário foi apagado pela reportagem). O motivo da ira de Osair, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro – foi o recente voto da ministra Weber, pela descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

Junto com sua mensagem, Osair anexou montagem em vídeo trazendo uma fake news, a de que o voto da ministra Rosa teria sido responsável por liberar supostas técnicas de aborto realizadas durante os oitavo e nono mês de gestação – nenhuma delas confirmada.

Por meio delas, o feto seria degolado no momento em que estivesse deixando a barriga da mãe, ou teria seu corpo picotado com uma tesoura cirúrgica enquanto ainda se encontrasse no útero, para depois ser retirado aos pedaços.

Conhecido antipetista de sua região, o secretário Osair Antonio Souza já nutriu sentimentos positivos com relação aos ministros do STF. Em 2013, quando a corte suprema avalizava condenações oriundas do chamado “Mensalão”, contra o PT, o político catarinense costumava postar mensagens de apoio aos magistrados do referido tribunal.

Leia mais:

Câmara repudia falas contra Rosa Weber e diz que secretário “representou a Administração Municipal”
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo