Selecione uma das opções:

BP+60: Quem Foi Francisco Leopoldo Fleith

O Projeto BP+60 traz uma reportagem especial sobre esta figura importantíssima da história de Balneário Piçarras. Yukaline Telecom e Rede Graal de Postos patrocinam o projeto


12 de setembro de 2023 por
Compartilhe:

Um homem à frente do seu tempo. Viúvo, recém chegado de Campo Alegre – sua cidade natal – nos idos de 1942, Francisco Leopoldo Fleith, passou de “forasteiro” para alguém que modificaria a história de Piçarras para sempre. De visão desenvolvimentista e disposição ao trabalho em prol do progresso, Francisco Leopoldo Fleith foi muito mais do que o primeiro Prefeito da cidade.

Ao chegar em Piçarras, com força e vigor para lapidar esta joia do litoral catarinense, adquiriu o Hotel Piçarras – que foi vendido para o Sr. Mário Zendron – remodelando o formato de atuação e pondo-o em franca atividade.

Ingressou também no comércio varejista e imobiliário, quando fundou a Casa Fleith em 1945, sendo que em 1956, planejou e executou o Loteamento e Jardim Rio-Mar, o primeiro loteamento de Piçarras, [nessa época, ainda município de Penha e Distrito de Itajaí], um precursor do desenvolvimento turístico e de veraneio domiciliar de Piçarras e Penha.

📰 LEIA TAMBÉM:

Francisco Leopoldo Fleith foi um baluarte no crescimento da cidade, pois encontrou as oportunidades em primeira mão e, adverso às precariedades da época, não mediu esforços para que o progresso florisse.

Em 20 de janeiro de 1952, juntamente com outros nomes saudosos e de destaque, fundaram a Sociedade Amigos de Piçarras (SAP), para que a mesma proporcionasse energia elétrica ao perímetro urbano da ainda localidade de Piçarras, município de Penha, distrito de Itajaí. Ainda nos anos de 1950, por iniciativa própria, construiu uma rede de abastecimento de água para suprir as necessidades das novas construções na cidade.

Em abril de 1970, juntamente com Martinho Telles, Arno Schurt, Mário Zendron e outros ilustres, fundaram o LIONS CLUB.

Vida política

Francisco Leopoldo Fleith participou ativamente da política local, fazendo parte do diretório do PSD de Penha, e por volta de 1966, da formação da ARENA. Quando Piçarras se emancipou do município de Penha, em 1963, ocupava o cargo de vereador, sendo nesta ocasião o Presidente da Câmara e grande articulador do movimento de emancipação, tornando-se prefeito.

Esteve à frente do governo municipal de Piçarras, no período de 15 de dezembro de 1963 a 28 de novembro de 1964, afastando-se do cargo por motivo de saúde, assumindo em seu lugar o senhor Renato José Wunderlich. Sua nomeação se deu pelo Governador de Santa Catarina, Celso Ramos.

Legado

Nascido em 23 de julho de 1901, foi casado com Eloina Fernandes (in memorian) falecida em 1942. Em Piçarras casou-se com Maria Mercês, filha de Ladislau Pires e Aurora Pires, família tradicional da cidade. Do primeiro casamento teve três filhos: Irapuan ,Irahy e Jeanir (in memoriam). Do segundo matrimônio teve quatro filhos: Ivan, Ivo (in memoriam), Israel e Iliane.

Ivan herdou a paixão pelo comércio, mantendo a CASA FLEITH em operação até abril de 2022. Ivo (in memorian) faleceu em 20 de setembro de 2022, herdando o DNA político de seu pai foi vice-prefeito, vereador por seis mandatos e gestor de diversas pastas na prefeitura municipal, deixando importante marca para o crescimento de Balneário Piçarras. Israel é um dos advogados mais renomados da cidade e Iliane Professora da Rede Municipal.

Francisco Leopoldo Fleith faleceu em 03 de dezembro de 1991, e por ironia do destino, ou talvez por resultado de sua luta por um cemitério municipal para Piçarras, foi o primeiro a ocupar um lote nele. Faleceu feliz porque viu sua cidade crescer e sua família se multiplicar, sempre em volta dele, vendo muitas de suas aspirações se concretizarem.

Maria Mercês Fleith, mora cercada pela família, conta atualmente com 97 anos, sendo o centro da atenção dos filhos, noras, netos e bisnetos. Francisco Leopoldo Fleith e Maria Mercês Fleith serão sempre a visão de uma existência digna, honesta, de otimismo e de trabalho.

Projeto BP+60

O Projeto BP+60 é uma iniciativa que vem promovendo uma série de ações em valorização aos 60 anos de emancipação político-administrativa de Balneário Piçarras. O BP+60 é idealizado pela Rede Marazul de Comunicação, junto da Prefeitura de Balneário Piçarras com o Patrocínio da Yukaline Telecom e Rede Graal de Postos, contando com o apoio dos demais veículos de comunicação locais, como o Jornal do Comércio e a Revista Perfil.

*Agradecimento especial à Ivan Fleith, filho de Francisco Leopoldo Fleith, detentor de todas as referências utilizadas neste material e escritor do texto original editado pela Rede Marazul.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo