Selecione uma das opções:

89 anos após Antonieta de Barros, Santa Catarina terá novamente deputada estadual negra


18 de outubro de 2023 por
Compartilhe:

Com a posse da professora Vanessa da Rosa nesta quinta-feira (19), após 89 anos, a Assembleia Legislativa (Alesc) vai ter, pela segunda vez, uma mulher negra no posto de deputada estadual. A primeira foi a também professora Antonieta de Barros, em 1934. Quase nove décadas se passaram e nenhuma mulher negra foi eleita para assumir um mandato na Alesc.

Vanessa assume como deputada nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, no lugar do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que se licencia por um mês. Ela ficará até o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Ex-secretária da Educação de Joinville e professora há 33 anos da educação básica ao ensino superior, Vanessa da Rosa disputou as eleições em 2022, tendo conquistado 16.832 votos. É a primeira suplente de deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores, tendo conquistado votações expressivas não apenas em Joinville, mas também em cidades da região, como Araquari, Barra Velha, Garuva, Guaramirim e outras.

📰 LEIA TAMBÉM:

Esta conquista se tornou possível graças ao sistema de rodízio oportunizado pelo deputado Padre Pedro Baldissera que reconhece que um mandato coletivo é construído com muitas mãos. “Esta posse é um marco em nossa jornada rumo à igualdade e representatividade, é um momento histórico para Santa Catarina e para a luta pela igualdade e inclusão. Ter pessoas negras nos espaços de decisão quebra barreiras e enriquece nossas políticas públicas com perspectivas e vozes há muito tempo silenciadas”, disse o parlamentar.

Embora 27% da população feminina brasileira se declarem negra, mulheres negras representam apenas 2% no Congresso Nacional.

Currículo
Mestre em Educação pela UFSC, especialista em História da Arte pela Univille e em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UNB). Vanessa é funcionária pública municipal há 23 anos.

Trabalhou no Sesi como professora de educação infantil, supervisora de educação infantil e de Jovens e Adultos por 13 anos. Foi professora do Bom Jesus/Ielusc por 11 anos, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Turismo e Enfermagem. Trabalhou nos cursos de Pedagogia da Unisociesc, da Iesville, hoje Anhanguera, Uniasselvi, entre outros.

Atuou em turmas do ensino fundamental e foi professora do curso de magistério do Colégio Estadual Celso Ramos. Na Secretaria Municipal de Educação foi supervisora de Educação de Jovens e Adultos, coordenadora de Educação de Jovens e Adultos, gerente de Assistência ao Educando e em 2012, secretária municipal de Educação.

Atualmente trabalha na Escola Municipal Anna Maria Harger como supervisora do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) e é pesquisadora de Relações Raciais e Gênero.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo