O Criciúma será o representante de Santa Catarina na principal divisão do futebol brasileiro em 2024. O Tigre garantiu o acesso à Série A na noite deste sábado, 18, após vencer o Botafogo-SP por 3 a 0, no Heriberto Hulse. Os gols do time catarinense foram marcados por Eder, Fellipe Mateus e Felipe Vizeu.
Precisando da vitória a qualquer custo, o Criciúma iniciou a partida pressionando o time paulista. No entanto, a rede demorou a balançar. O primeiro tempo ficou marcado pelas boas defesas do goleiro Matheus Albino, do Bota. Aos 35 minutos, o Tigre encaixou um contra-ataque e abriu o placar com Eder.
No segundo tempo, o Criciúma diminuiu o ritmo e continuou esbarrando no goleiro do Pantera. Novamente aos 35 minutos, Fellipe Mateus cobrou uma falta com maestria e ampliou a vantagem para 2 a 0. No último lance, Felipe Vizeu marcou o terceiro e fechou o placar em 3 a 0.
Com a vitória, o Tigre está de volta à Série A após dez temporadas. A última aparição no Brasileirão havia sido em 2014. Em 37 rodadas até aqui, o Criciúma teve 19 vitórias, sete empates e 11 derrotas, resultando em um aproveitamento de 57,6%. Foram 45 gols marcados e 31 sofridos. O destaque do time foi o atacante Eder, com nove gols marcados. Apesar da festa, o Criciúma tem o último compromisso pela Série B no próximo sábado, dia 25. O Tigre visita o Novorizontino, no interior de São Paulo.