Selecione uma das opções:

Assustador, ‘Papai Noel do Mato’ invade ruas de cidade catarinense e assusta crianças que não se comportaram


8 de dezembro de 2023 por
Compartilhe:

Guabiruba, no Vale do Itajaí, dá a largada nesta sexta-feira (8) para uma tradição natalina assustadora: o Papai Noel do Mato – e a mais nova edição da Pelznickelplatz, com direito à casa e à Vila do Papai Noel do Mato, que já viraram tradição na cidade.

A programação inicia nesta sexta-feira às 19h, e o espaço funciona nos dias 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro até as 23h. Na noite de abertura, o público vai poder conferir a apresentação dos grupos Alemão em Canto, Musicoterapia Gute Freude e Terno de Reis Camelos de Belém.

A tradição conta que no entardecer das noites anteriores ao Natal – e em especial no 24 de dezembro -, esse Noel diferente sai das matas, onde reside, e invade as ruas da Guabiruba para dar uma lição nas crianças que não se comportaram bem durante o ano, com o intuito de que reflitam e melhorem suas atitudes no ano seguinte.

📰 LEIA TAMBÉM:

Cobertos de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, com chifres e máscaras assustadoras e carregando correntes, chicotes ou varas, eles dão bons sustos na galerinha.

Conta a lenda que esse Noel surgiu pela necessidade de São Nicolau, que em tempos de Natal passava nas casas para entregar doces e benção, e tinha casas em que as crianças eram muito rebeldes e não respeitavam os seus pais.

Com isso, ele teve a ideia de buscar os moribundos que viviam além dos muros da cidade para dar um susto e até mesmo dar uma surra em crianças que não respeitavam. Deu muito certo: diante disso São Nicolau sempre andou com eles, que com o passar dos anos foram criando formas mais assustadoras, tendo o nome de Pelznickel.

Alguns historiadores apontam que o Pelznickel seria o irmão do Papai Noel que conhecemos muito hoje. Só que as transformações do Pelznickel foram grandes no passar do tempo. “Pelz – pelagem, pelos”; “Nickel – diminutivo de Nicolau.”

SOCIEDADE DO PELZNICKEL

Para manter a tradição, a “Sociedade do Pelznickel” foi criada em Guabiruba em 2005, para preservar, cultivar e ativar esta cultura centenária trazida por nossos imigrantes Europeus.

Ela é formada por mais de 80 integrantes, que tem o prazer e a disponibilidade de realizar reuniões, eventos e desfiles. As reuniões mensais durante o ano são dedicadas para conversas, elaboração e trocas de idéias para os novos eventos, assim como para estudos mais aprimorados desta história.

Nos eventos já participamos de encontros de papais noéis em Santa Catarina e também em escolas divulgando a cultura. Os desfiles são a nossa marca, onde já participamos em diversas cidades da região, sempre destacando o nome de nossa cidade. Fomos também foco de interesse de uma produtora paulista que veio especialmente realizar filmagens de um desses desfiles em dezembro de 2008.

A sociedade é mais um grande braço da cultura local, pois não há conhecimento desta cultura no restante país atualmente, embora hajam outras cidades de colonização alemã.

📸 Jailson Wilhem / Portal Oficial de Guabiruba / Divulgação

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo