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MPF é contrário a novos testes com possível “terceira faixa’ da BR-101


30 de janeiro de 2024 por
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O Ministério Público Federal (MPF) é contrário a novos testes para uso do acostamento da BR-101 como terceira faixa no litoral norte de Santa Catarina. Com base em uma série de pontos considerados como “desvantajosos” pela Arteris, empresa que administra o trecho da rodovia, a procuradora da República Rafaella Alberici disse que a medida não teria resultados práticos, e coloria em risco a segurança de motoristas e pedestres.

Transformar o acostamento da BR-101 em terceira faixa entre Balneário Piçarras e Porto Belo é um pedido da Associação dos Municípios da Foz do Itajaí (Amfri). A ideia seria adotar essa medida apenas na temporada de verão, para desafogar o trânsito na região. Um teste chegou a ser feito em dezembro do ano passado, mas os resultados não foram conclusivos por causa do baixo movimento, segundo apontou Talita Catie, jornalista do portal NSC TOTAL.

Havia a expectativa de novos testes, porém antes que eles ocorressem começaram os impasses. O principal deles é que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) cobra da Arteris um documento técnico garantindo a segurança da operação, que via de regra é proibida. A preocupação da corporação é sobre quem irá se responsabilizar em caso de eventuais acidentes.

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O MPF informou que a Arteris apresentou estudo técnico apontando as desvantagens da liberação de trechos do acostamento. O MPF afirma ainda que na reunião veio à tona que transformar o acostamento em terceira faixa seria viável em apenas “11 subtrechos de pequena extensão” ao longo dos 60 quilômetros propostos pela Amfri.

Pontos elencados como “desvantagem”
🔘 Largura de acostamento insuficiente para faixa de rolamento;
🔘 Acostamento não estruturado para cargas do tráfego;
🔘 Restrição para veículos pesados, grande parte de veículos na região portuária;
🔘 Manutenção contínua por falta de estrutura no acostamento;
🔘 Falta de espaços para a circulação do tráfego de pedestres e ciclistas;
🔘 Criação de pontos de conflito nas agulhas de incorporação da rodovia;
🔘 Dificuldade operacional para deslocamento de guinchos e ambulâncias.

Foto: Redes Sociais / Arquivo

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