O Projeto Orla, que vai possibilitar a gestão compartilhada da praia de Balneário Piçarras entre o município e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU-SC), avança mais uma etapa de seu desenvolvimento. Nesta quarta, 28, e quinta-feira, 29, serão apresentados os seminários de sensibilização, na Câmara de Vereadores, às 19h.
As apresentações são abertas à participação popular. Na quarta-feira, 28, acontecerá o seminário “Desafios e Oportunidades do Projeto Orla”, por meio da empresa facilitadora do processo que foi contratada pela prefeitura e representantes da Coordenação Nacional e Estadual do Projeto Orla.
Já na quinta-feira, 29, o tema será a apresentação do Diagnóstico do Projeto Orla, documento aprovado pela Coordenação Municipal do Projeto Orla (CMPO) em janeiro. No Diagnóstico há a caracterização dos meios físico, biótico e socioeconômico da orla do município e definição das Unidades de Paisagem.
A coordenação é formada por representantes do poder público. Os seminários vão mobilizar as entidades públicas e privadas e os moradores interessados em participar da primeira oficina do projeto, que acontecerá em abril.
As apresentações serão transmitidas pelo canal do YouTube da Câmara de Vereadores: https://www.youtube.com/@camaramunicipaldebalneario1071.
Projeto Orla
O Projeto de Gestão Integrada da Orla (Projeto Orla) é uma iniciativa do Governo Federal que visa disciplinar, de maneira integrada e participativa, o uso e ocupação da orla marítima e preservar e conservar os ecossistemas costeiros.