Selecione uma das opções:

“Ferramentas Antigas da Nossa Gente” chegam à Casa de Palmito em Barra Velha


5 de março de 2024 por
Compartilhe:

O artesão, professor e motorista profissional Lenilson Luiz da Silva, a partir desta terça-feira, dia 5 de março, traz para Barra Velha uma exposição muito original. Trata-se de “Ferramentas Antigas da Nossa Gente”, um acervo pessoal de Lenilson, também morador de Barra Velha, que reúne 48 peças e que será exposta até o dia 5 de abril no Centro Cultural Casa de Palmito, na Praça Lauro Carneiro de Loyola.

De acordo com Lenilson, estarão expostas peças como máquinas de costura, chaleiras de ferro, escova de limpar peixe, serrotes e também apetrechos dos pescadores, como facões, tesoura de cortar chapa, machadinha de pedra artesanal feita pelo próprio Lenilson, enxada, cepilho, formão, serrotes e até mesmo uma agulha de remendar rede.

Os doadores destas peças foram as repassando ao artesão no decorrer dos últimos anos. Por exemplo, há uma agulha de rede do popular e saudoso pescador João Cavalinho; uma escova de limpar peixe da Tia Nela, uma colher de pedreiro do Pedro Melo, e ainda a machadinha usada pelo também saudoso Arnoldo Pescador, pai do artesão.

📰 LEIA TAMBÉM:

Lenilson cita ainda peças doadas por Milton Charrua, o popular Milton Carroceiro, Zé Mila e por Dona Lila e João Lindolfo, do bairro Rainha, em Araquari. O acervo estará à disposição no horário das 8h às 11 e das 13h às 18h, com exceção das segundas e terças-feiras, quando o Centro Cultural está fechado.

Lenilson Luiz da Silva da Silva tem 43 anos, é filho da professora Dilza Gonçalves da Silva e de Arnoldo Luiz da Silva, o Arnoldo Pescador. Possui licenciatura em pedagogia, idealizou o projeto “Liberdade na Gaiola”, é técnico e qualidade e integra o núcleo de artes da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, seccional Acácio Borba Coelho, de Barra Velha.

Profissionalmente trabalha também como motorista da Associação de Assistência ao Portador e Ex-portador de câncer (Aapec), e é professor de ciências da natureza e matemática na educação escolar Quilombola, no bairro Itapucu, em Araquari. Casado com Daniela Langer, é pai de Lenilson Jr., Leonardo e pai de coração de Gustavo Langer Neis.

De acordo com Lenilson, a exposição “Ferramentas Antigas da Nossa Gente” é esse acervo pessoal que tem o objetivo de “valorizar, respeitar e referenciar barra-velhenses que aqui estiveram antes de nós”. Para o expositor, “cada peça é única”, frisa, “uma maneira muito peculiar de saber e entender o dia a dia de quem morou em Barra Velha nas décadas anteriores”. O artesão convida todos para visitar a mostra.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
DILZA GONÇALVES DA SILVA
DILZA GONÇALVES DA SILVA
1 mês atrás

Este garoto é Top. E é meu filho. Orgulho de você meu filho.

Mais Lidas

1
0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo