Selecione uma das opções:

Relatório de Balneabilidade da temporada 2023/2024 mostra locais próprios para banho

Ao todo 238 pontos foram monitorados pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina.


28 de março de 2024 por
Compartilhe:

Nesta quarta-feira (27) o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulgou o último relatório semanal de balneabilidade da temporada. A partir do mês de abril até outubro, a pesquisa passa a ser divulgada pelo Instituto mensalmente.

As informações coletadas e analisadas entre segunda (25) e terça-feira (26), apontam que dos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 175 estão próprios para banho, o que representa 73,53%. Em Florianópolis dos 87 pontos, 64 são balneáveis, o que equivale a 73,56%.

Com 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do sul ao Norte de Santa Catarina, o Instituto contempla as cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

📰 LEIA TAMBÉM:

As amostras são analisadas pelo método fluoro gênico tendo como substrato o Colilert-18. O ponto é considerado próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. No entanto, é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

O banho de mar não é recomendado nas primeiras 24/48 horas após chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, e prejudica a qualidade das águas para banho.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo