Selecione uma das opções:

Alexandre de Moraes diz que Bolsonaro não buscou asilo em embaixada e arquiva ação


24 de abril de 2024 por
Compartilhe:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal concluiu que não há evidências que comprovem que o ex-presidente Jair Bolsonaro buscou asilo diplomático ao se hospedar por duas noites na Embaixada da Hungria, após ser alvo de uma operação da Polícia Federal e ter o passaporte apreendido. A informação é da colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo. @monica_bergamo.

O magistrado afirma que os locais das missões diplomáticas “não são considerados extensão de território estrangeiro”. Por isso, Bolsonaro não cometeu “qualquer violação à medida cautelar de ‘proibição de se ausentar do país’”.

Na decisão publicada nesta quarta-feira, dia 24, Moraes também concordou com o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) de que a possibilidade de “refúgio” se esbarra na falta de elementos de um pedido de asilo diplomático.

📰 LEIA TAMBÉM:

No parecer, a PGR argumentou também que Jair Bolsonaro saiu espontaneamente da embaixada e manteve compromissos públicos nos dias seguintes:

“Mesmo após o mais recente indeferimento do pedido de restituição do pedido de passaporte para viagem a Israel, não se anotou reação que suscitasse temor justificado de providência orientada à evasão do país”, afirmou a procuradoria, em trecho reproduzido na decisão de Moraes.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo