Selecione uma das opções:

Ampliação do saneamento básico promete elevar qualidade dos rios de Balneário Piçarras


8 de abril de 2024 por
Compartilhe:

A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras vai colaborar com a conservação ambiental dos dois principais rios do Município: o Rio Piçarras e o Rio Furado. A informação é da Casan, cujo investimento vai elevar para 37,7% a cobertura de coleta e tratamento de esgoto na cidade, permitindo o retorno de um efluente de qualidade à natureza.

“Os ganhos ambientais são diversos e incluem a redução do impacto sobre organismos que vivem nestes cursos d´água e na qualidade geral desses ecossistemas aquáticos”, destaca o engenheiro sanitarista e ambiental, especialista em Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário e de Abastecimento de Água, Everson da Silva Antunes.

“O tratamento de esgoto tem impacto positivo sobre os rios receptores, pois reduzir a carga de contaminantes. E no caso de Piçarras, onde o tratamento é do tipo terciário, esse processo é ainda mais completo, permitindo a remoção de matéria orgânica e também de nitrogênio e fósforo, nutrientes que podem comprometer a qualidade dos cursos d´água”, complementa. “A tendência será uma continuidade da melhoria da qualidade dos rios”, reforça.

📰 LEIA TAMBÉM:

Como quilômetros depois de suas nascentes o Rio Piçarras e o Rio Furado se unem e desaguam no mar, a ampliação da coleta e tratamento de esgotos também vai contribuir com a balneabilidade. “O oceano é beneficiado pelo tratamento de esgoto devido à redução da carga poluente transportada pelos rios”, explica.

Localizada às margens da BR-101, a ETE de Balneário Piçarras está entre as mais modernas implantadas pela Casan. Totalmente automatizada, pode ser operada de forma remota e tem capacidade para tratar até 110 litros por segundo de esgoto – o equivalente a 9,5 milhões de litros/dia.

A ETE garante elevado padrão de qualidade do efluente tratado, removendo fósforo e nitrogênio, além da matéria orgânica.  O processo ainda garante desinfecção por ultravioleta. O efluente final tratado é devolvido a um dos principais canais naturais da cidade, o Rio Piçarras, contribuindo para a balneabilidade das praias da região.

A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário vem sendo desenvolvida pela CASAN nas bacias 5 e 6, concentradas entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte). A região abrange a zona urbana das Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, entre o oceano e o Rio Piçarras.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo