Selecione uma das opções:

Defesa Civil de Santa Catarina orienta sobre envio de donativos para o Rio Grande do Sul


6 de maio de 2024 por
Compartilhe:

Para auxiliar as pessoas atingidas no Rio Grande do Sul pela tragédia das cheias, a Defesa Civil de Santa Catarina está orientando todos aqueles desejam realizar doações para o estado gaúcho. “Nos momentos de calamidade, a solidariedade e a comoção da população para com os atingidos são ressaltadas”, esclarece o secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza.

“Porém, é preciso entender que todo o cenário está afetado e severamente debilitado e toda ajuda não pode agravar ainda mais a crise”, complementando que há três pontos que precisam ser levados em conta:

1) autossuficiência – as equipes em apoio não devem exigir da gestão local suporte para alimentação e alojamento. Lembre-se, tudo está saturado!
2) especialização – as equipes não devem despender esforços para salvar ou capacitar voluntários. Todos que atuam devem estar preparados para ambientes de risco e hostis.
3) atendimento de acordo com a demanda – o envio de ajuda deve estar estritamente ligado às necessidades.

“Estruturar a logística humanitária é tão complexo quanto realizar salvamentos. Todo esforço para organizar o que não é necessário exige tempo e recursos e num ambiente crítico essas grandezas (tempo e recursos) são muito importantes”, afirma o secretário.

Desde a última sexta-feira, 3, a Defesa Civil de Santa Catarina vem realizando este trabalho de orientação junto a inúmeros cidadãos catarinenses, que estão mobilizados para ajudar as famílias que sofrem com a tragédia.

Entre as ações que a Defesa Civil do Estado intermediou foi a união de amigos aviadores, empresários e empreendedores de Porto Belo, Litoral de Santa Catarina. Em um pouco menos de 48 horas eles enviaram para o Rio Grande do Sul 30 aeronaves entre helicópteros e aviões (foto) com cerca de 20 toneladas de alimentos, remédios e suprimentos. Participaram das ações cerca de 100 pessoas.

Para que a assistência por meio da Defesa Civil ocorra é preciso que o cidadão interessado tenha donativos e transportes garantidos. O contato é feito com o gerente de Assistência Humanitária da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, major Ireno, pelo telefone (48) 99174-9145. O atendimento será feito conforme a demanda.

📰 LEIA TAMBÉM:

Pedidos do Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul orienta quais itens são necessários neste momento:

  • Colchões
  • Roupa de cama
  • Cobertores
  • Água potável
  • Ração animal
  • Cesta básica fechada

    O pedido é para que as contribuições em Porto Alegre sejam entregues na Central Logística da Defesa Civil, que fica na Avenida Joaquim Porto Villanova, número 101, bairro Jardim Carvalho.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo