Selecione uma das opções:

Barra Velha realiza extração de óleo contaminado em tanques

A ação aconteceu em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente do município, com o suporte da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina


6 de maio de 2022 por
Compartilhe:

A Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUMDEMA) e com o suporte da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), realizou uma operação nesta última quinta-feira (5) para a extração de óleo contaminado dos tanques da Draga de sucção Elicot.

Com a ação em conjunto, agora o equipamento terá uma destinação apropriado. A Draga, cedida pelo governo do Estado em 2017, seria para drenagem da lagoa de Barra Velha, mas nunca entrou em operação. Segundo o município, a Draga estava abandonada e, desde então, sendo alvo de vandalismo e oferecendo riscos ambientais.

O que é Draga?

A Draga, ou dragagem ambiental, visa a remoção de uma camada superficial de sedimento contaminado por compostos orgânicos e inorgânicos sem que haja a ressuspensão (volta de partículas) destes contaminantes. O tipo de draga utilizado na dragagem ambiental são as dragas hidráulicas. No Brasil, as dragagens com dragas hidráulicas são muito utilizadas para a remoção de lodo e areia, transportando o sedimento na forma líquida.

📰 LEIA TAMBÉM:

Um exemplo clássico de draga hidráulica, são as dragas de sucção (utilizada em Barra Velha) que fazem a dragagem com auxílio de bombas. Essas bombas produzem um vácuo na entrada da tubulação e a pressão força água e sedimento através da tubulação.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo