Autoridades municipais prestam apoio para reativação da Recinave

De acordo com o superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes, a principal pauta do encontro foi a reativação da Recinave

Autoridades municipais reuniram-se com lideranças do bairro São Paulo, que trabalham com material reciclável, em uma visita técnica na Associação dos Agentes da Reciclagem de Navegantes (Recinave) para a avaliação da estrutura do espaço físico e da reativação da associação de catadores. 

Na ocasião, participaram da reunião o prefeito Liba Fronza e os vereadores Gabriel dos Anjos, Sol Dapper e Lú Bittencourt, que destinaram emendas impositivas para a reestruturação do espaço.

O representante da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), Jonatas de Souza, falou sobre as experiências e prestou orientações sobre o funcionamento da cooperativa. 

De acordo com o superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski de Matos, a principal pauta do encontro foi a reativação da Recinave. 

“Faz aproximadamente quatro anos que a associação não está mais ativa, sendo ocupada por uma empresa privada. O primeiro passo foi resolver o problema interno de gestão dos antigos administradores e, agora, o principal objetivo da prefeitura é apoiar e ajudar na reativação, considerando que o município cedeu o terreno e o galpão para a Associação no ano de 2002. Em breve, acontecerá a composição da nova diretoria e a organização do espaço”, explicou.

O prefeito Liba Fronza ressaltou a importância da categoria para a cidade e mencionou a contribuição da Recinave na separação dos resíduos sólidos, destacando a implantação da coleta seletiva.

“Daremos todo o apoio para que a Recinave volte a contribuir nessa área, por meio de uma associação forte e organizada. Com a coleta seletiva e reciclagem toda a comunidade local ganha. Pela gestão adequada dos resíduos que podem ser aproveitados, diminuímos o volume do lixo que segue para os aterros. E esses trabalhadores, que fazem esse serviço tão vital, têm mais dignidade para exercerem suas funções, que refletem dentro de seus lares, com o aumento da renda que sustenta as suas famílias”, finalizou o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui