Selecione uma das opções:

Após novo caso em Navegantes, praias de SC registram maior número de baleias encalhadas

Com mais 150 jubartes encalhadas sem vida em praias brasileiras, orla catarinense lidera com 33,8% das ocorrências


1 de setembro de 2021 por
Compartilhe:

Na manhã desta quarta-feira (1º), a equipe técnica da Univali – Unidade Penha realizou o exame de necropsia de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), encalhada na Praia do Gravatá, em Navegantes (SC). O animal era uma fêmea, juvenil, com 7,90 metros de comprimento total. A causa de morte não foi confirmada devido ao estágio avançado de decomposição.

As ações foram realizadas via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O animal encalhou sem vida no fim de tarde do dia anterior. A equipe técnica esteve em campo para confirmar o óbito e retornou na manhã seguinte para o procedimento padrão, que envolveu a coleta de dados biométricos e a análise das vísceras.

Apesar da autólise, processo natural de destruição de células e tecidos após a morte, foi possível registrar informações importantes sobre a condição de saúde da baleia. De acordo com a médica veterinária Tiffany Emmerich foi encontrado uma grande quantidade de parasitas filiformes na cavidade toráxica.

📰 LEIA TAMBÉM:
Imagens: Fernanda Vieira de Maria – PMP-BS Univali – Unidade Penha

O aglomerado de parasitas pode ser um indicativo de debilidade, suspeita não comprovada neste caso devido à decomposição das vísceras. Parasitas como estes podem causar desorientação neurológica em outros animais, alterações já observadas em necropsias de golfinhos.

Na avaliação do estômago e dos intestinos foi possível notar a falta de conteúdo alimentar. Jubartes se alimentam nos mares mais gelados ao sul do continente. Faz parte do comportamento da espécie a restrição à alimentação durante o período migratório, quando se deslocam para a reprodução em praias brasileiras.

Marcas lineares e profundas foram registradas nas duas nadadeiras peitorais. Segundo Tiffany, as marcas eram compatíveis com interação em redes de pesca. Havia, ainda, a presença de ciamídeos (“piolhos” de baleia), pequenos crustáceos que se alimentam da pele das baleias.

Imagens: Fernanda Vieira de Maria – PMP-BS Univali – Unidade Penha

Mais de 150 baleias-jubarte encalharam sem vida em praias brasileiras só neste ano, segundo dados do médico veterinário Milton Marcondes, diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte.

Destas, somente um indivíduo era filhote e três adultos; os demais eram juvenis. Duas baleias registradas encalharam ainda com vida, mas foram à óbito na sequência.

As praias catarinenses lideram a lista de distribuição de encalhes, com 33,8% das ocorrências, seguido por São Paulo (27,3%), Rio de Janeiro e Espírito Santo (10,4% cada). O Estado da Bahia, antes líder nas ocorrências de encalhes, corresponde à 5,2% das ocorrências computadas até 31 de agosto.

Com a parceria da Secretaria de Obras e Secretaria de Pesca da Prefeitura de Navegantes, a carcaça da baleia foi enterrada no local. A operação seguiu todas as normas de protocolo requeridas pelos órgãos ambientais.

Ao avistar aves, tartarugas ou mamíferos marinhos encalhados nas praias acione as equipes do PMP-BS pelo telefone 0800 643 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h30min às 17h30min. O contato vale para animais vivos e mortos na faixa de areia.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo