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Empréstimos consignados lideram lista de reclamações no Procon de Balneário Piçarras


5 de julho de 2021 por
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Apenas no primeiro semestre deste ano, 284 reclamações foram feitas pela população ao Procon de Balneário Piçarras, de acordo com o relatório de atendimento divulgado nesta segunda-feira (05). Das queixas, 14,79% é contra instituições financeiras que realizam empréstimos consignados.

As reclamações estão fragmentadas em vários segmentos, mas apenas quatro representam 48,59% das reclamações: Empréstimo Consignado (14,79%), Produtos (13,38%), Telefonia Móvel (11,27%) e Telefonia Fixa (9,15%). As vítimas de empréstimos consignados indevidos são aposentados e semianalfabetos.

“Por vezes, as vítimas abrem um empréstimo e descobre que outros foram abertos sem autorização posteriormente”, enfatiza o diretor do Procon de Balneário Piçarras, Karlon Ferreira de Paula. Karlon explica que existe uma forma de bloqueio através do site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): www.meu.inss.gov.br. Na aba, o cidadão pode realizar o cadastro de forma segura e ativar o bloqueio de empréstimos, ferramenta eficiente para evitar golpes.

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Procedimentos

O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) é o órgão que faz valer os direitos dos cidadãos como consumidores quanto à reclamações, orientações, consultas e denúncias de produtos estragados, serviços prometidos e não cumpridos. Alice esclarece que Os consumidores podem procurar o Procon caso se sintam lesados de alguma forma.

Ao órgão cabe esclarecer, conscientizar, informar o cidadão sobre seus direitos e deveres, fiscalizar se os direitos do consumidor estão sendo atendidos, e aplicar as devidas sanções quando necessário.

https://youtu.be/-HHaqyz2vFU
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