Selecione uma das opções:

Enfermeira é homenageada e recebe premio em Itajaí

Prêmio Simeão 2021 homenageia a enfermeira Maria Paulina Pereira da Silva


26 de novembro de 2021 por
Compartilhe:

O Município de Itajaí, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra (Conegi), realizou na noite desta quinta-feira (25), a cerimônia de entrega do Prêmio Simeão 2021, de valorização do negro na sociedade itajaiense.

A homenageada desta edição foi a enfermeira Maria Paulina Pereira da Silva. A premiação aconteceu no Museu Histórico de Itajaí.

A enfermeira Maria Paulina é graduada e pós-graduada em Saúde da Família e atuou no Instituto de Inclusão Social Isabel Costa, onde desenvolveu estudos e pesquisas sobre as condições da população negra de Itajaí, além de ter participado do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi).

📰 LEIA TAMBÉM:

Servidora efetiva do Município, desenvolveu suas atividades em diversas unidades de saúde como coordenadora, enfermeira de Estratégia Saúde da Família (ESF) e enfermeira obstetra.

Envolvida nas discussões sobre políticas públicas de promoção da igualdade racial e cultural no Município, foi uma das organizadoras da Festa de Nossa Senhora do Rosário, que resgata a cultura negra e evidência a trajetória da população negra em Itajaí. Nos últimos anos desenvolveu um trabalho ímpar à frente da política de atenção à saúde da população negra.

O Prêmio Simeão foi instituído pela Lei nº 6.206/2012 e é conferido às personalidades que contribuíram para a valorização do negro na sociedade itajaiense, tornando-a mais democrática, igual e plural.

Simeão foi um escravo de Agostinho Alves Ramos, que construiu a primeira igreja na cidade de Itajaí, a Imaculada Conceição, em 1823. Uma escultura busto de Simeão representa a luta da comunidade afro-brasileira em Itajaí.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo