Selecione uma das opções:

Escritores de Penha lançam 3ª obra coletiva nesta sexta

A partir das 19h30, uma live vai transmitir o lançamento do “Ciranda, cirandinha, vamos todos respeitar!” em homenagem aos 30 anos do ECA.


23 de julho de 2021 por
Compartilhe:

Dentro do calendário oficial de comemoração aos 63 anos de Penha, a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Seccional Penha Anísio dos Santos (ALBSC Penha) lança o livro “Ciranda, cirandinha, vamos todos respeitar!” nesta sexta-feira, 23, a partir das 19h30, em evento restrito para convidados mas que terá transmissão ao vivo no Facebook oficial da organização. Para acessar basta clicar aqui. A obra faz uma revisão em muitos gêneros textuais, incluindo conto, prosa, relatos, revisões e análises que demonstram o avanço das políticas públicas de proteção à infância e adolescência em celebração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A abertura da cerimônia contará com produções visuais que revelam os bastidores do livro com depoimentos de autores e da confecção de lembrancinhas que se referenciam na ciranda. Diversas crianças colaboraram com mensagens e textos que estão grafados no livro que contou com uma capa que embala o conceito da proteção à infância e do alcance de maiores consolidações nos direitos e deveres e na confiança projetada nos adultos para o cumprimento do estatuto.

De acordo com o diretor de Comunicação e Eventos da ALBSC Seccional Penha, Luis Gustavo Varela, a ideia partiu da representação de uma criança, a menina Clara, filha de Jacqueline Soares e Matheus Zezuino. Clara foi registrada segurando os balões que compuseram a imagem simbolizando os direitos e deveres estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

📰 LEIA TAMBÉM:

“Conseguimos algo que representasse a riqueza textual do livro: narrar em uma imagem a simbologia e leveza da criança, que se apoia em seus direitos e garantias do estatuto representado pelos balões e a sua flutuação, que combina tanto com o avanço e efetivação das políticas públicas dos últimos 30 anos de existência do ECA, como com sua constante renovação, rediscussão sobre a atenção prioritária que só é possibilitada pela atuação dos adultos”, explicou.

O trecho da apresentação da capa do livro revela a composição da cena. “O pai, Matheus, aparece segurando as mãos de Clara, olhando para ela, enquanto ela olha o horizonte que combina mar, céu e terra, sombra, luz e cor com um encantamento de embarcações, o porto seguro das pedras e da Baía”, reconta Luis na apresentação.

A presidente da ALBSC Penha, Maria Juraci, e também vice-prefeita da cidade de Penha, fortalece o convite para a população em geral assistir à live. “O lançamento tão aguardado foi pensado com muito carinho, cada detalhe, por uma comissão que trabalhou há mais de um ano na elaboração do livro, envolvendo autores membros da academia, autores convidados, depoimentos de crianças e uma fotografia incrível que embala e traduz sentimentos e emoções registrados e documentados na na obra literária”, declarou.

Com cerca de 150 páginas, o livro terá distribuição direcionada para escolas, assistências sociais, bibliotecas e conselhos tutelares com o objetivo de servir de referência de pesquisa e estudos como uma fonte de diversos olhares e revisões desse período de implementação das políticas de proteção à infância. O evento segue os protocolos das autoridades sanitárias com restrição de público.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo