Lei determina que escolas tenham profissionais de Psicologia e de Serviço Social

Lei determina que escolas tenham profissionais de Psicologia e de Serviço Social
Lei determina que escolas tenham profissionais de Psicologia e de Serviço Social

A partir de agora é obrigatório que as escolas tenham profissionais atuantes de psicologia e serviço social. Essa lei é recente, mas deve ser levada a sério. Por isso, vamos falar um pouco sobre a importância da presença desses profissionais no ambiente escolar. Afinal, os estudantes precisam de assistentes capacitados para ajudar com os problemas do dia-a-dia. 

Além de explicar melhor como a lei funciona, também vamos te dar algumas dicas sobre como se capacitar. Uma pós-graduação pode abrir muitas portas nesse sentido, e facilitar a contratação em uma escola. Principalmente, através de concursos públicos. Por isso, acompanhe com a gente nesse post e tire suas dúvidas!

Conheça a Lei 13.935

Existe uma Lei que obriga as escolas a terem profissionais atuantes de psicologia e de serviço social no corpo de funcionários. A Lei 13.935 é de 2019, por isso ainda não é extremamente conhecida. 

Essa legislação determina que a rede pública de ensino conte com esses profissionais de apoio. O objetivo é a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, como o próprio documento legal explica. Essa equipe de profissionais deverá, também, desenvolver e aplicar projetos político-pedagógicos. É obrigatório que as instituições de ensino contem com um desses projetos por ano.

Por que é importante que um psicólogo esteja na escola?

O Psicólogo deve estar presente no ambiente escolar por vários motivos. Na verdade, a maioria das instituições de ensino já adota a contratação desse profissional há algum tempo. Afinal, é ele quem vai auxiliar tanto os alunos quanto os professores em situações nas quais seja preciso um olhar mais delicado. 

Quando o aluno está com grandes dificuldades para aprender, por exemplo. Ou quando há algum conflito entre estudantes, em uma turma como um todo, ou até mesmo entre alunos e professores. É o conhecimento do psicólogo que vai ajudar a amenizar essas situações e contribuir para a resolução dos conflitos.

Por que é importante que um assistente social esteja na escola?

Assim como o psicólogo, o assistente social também é extremamente importante na escola. Principalmente, mas não exclusivamente, em escolas localizadas em áreas mais afastadas ou precárias. Afinal, as escolas desses lugares costumam abrigar crianças e adolescentes com problemas familiares, desde estruturais até os financeiros.

Por isso, psicólogo e assistente social devem trabalhar juntos. Isso porque o objetivo é o mesmo: manter a estabilidade e a harmonia no ambiente escolar, na medida do possível. É o assistente social que vai lidar com os estudantes que não tem condições financeiras ou que estão passando por algum tipo de abuso em casa. É papel da escola reconhecer esses casos e tentar ajudar o máximo possível.

Pós-graduação em Psicologia

Para formar e especializar bons psicólogos, a UniBF oferece o curso de pós-graduação em Psicologia Escolar e Educacional. Dessa forma, o profissional que já tem a graduação pode estudar mais a fundo o ambiente escolar. E, assim, estar mais preparado para lidar com as situações dessas escolas.

Nessa pós-graduação, o aluno vai passar por várias matérias importantes. Como, por exemplo, Planejamento Escolar, Psicologia da Educação e Tecnologias Educacionais. Toda a grade é pensada para proporcionar uma aprendizagem aprofundada e de qualidade sobre o assunto.

Pós-graduação em Serviço Social

A UniBF também oferece um curso para os profissionais de Serviço Social: é a pós-graduação em Serviço Social na Educação. Da mesma forma que, para os psicólogos, os assistentes sociais também terão um aprofundamento no ambiente escolar.

A grade desse curso inclui matérias como: Política educacional, Psicologia social e Concepções Interdisciplinares. É uma ótima opção para realmente entender melhor como funciona uma instituição educacional.

Estude na UniBF!

E então, que tal começar a estudar hoje mesmo?

Seja qual for a sua profissão, se é psicologia ou serviço social, a UniBF é o melhor lugar para isso! Nossos cursos são 100% online, intensivos e com início imediato. Você pode concluir as pós-graduações que citamos acima a partir de 4 meses. Além disso, com esse certificado, as suas chances de passar em um concurso público aumentam! 

Se você se interessou em saber mais sobre os nossos cursos, basta entrar em contato com um de nossos consultores educacionais através desse link do WhatsApp. Estamos esperando você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui