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Não preciso de treinamento… Já sei tudo! | Dalmir Sant’Anna


17 de setembro de 2021 por
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É incrível que para algumas pessoas, participar de um curso, uma palestra ou um treinamento, seja encarado como uma grande tortura! Afirmam que treinar não passa de um desperdício de dinheiro e normalmente ao receber um convite para um encontro de capacitação ou uma reunião no local de trabalho, balançam a cabeça demonstrando indignação e aversão ao tempo que será “desperdiçado” com esta atividade. Você conhece alguma pessoa assim?

Certa vez um empresário ligou para o meu escritório, relatando que precisava intensificar o atendimento de maneira urgente na sua empresa, melhorar a vitrine e o aspecto visual da loja. Minha equipe questionou qual era o motivo de tamanha aceleração, pois anteriormente ele acreditava que treinamento era algo supérfluo. A resposta daquele empresário foi imediata: “um concorrente inaugurou uma loja e estamos perdendo clientes que eram fiéis”.

Diante deste fato verídico, perceba a quantidade de pessoas que não demonstram paciência para ensinar e aprender. Existem lideranças que não aceitam treinar seus colaboradores (balconistas, vendedores, atendentes, motoristas), alegando que depois de algum tempo, a(o) funcionária(o) pedirá a demissão e passará a trabalhar na concorrência.

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Muita atenção! Quando uma pessoa acredita que não precisa de treinamento, limita seus conhecimentos, fica estagnada no tempo e profissionalmente: atende mal, encontra desculpas para qualquer situação, possui uma lista enorme de justificativas e se esconde atrás de culpados.

Organize uma reunião com a sua equipe e destrua a negatividade de somente reclamar. Procure debater, analisar os pontos fracos, discutir as ameaças e o quanto cada pessoa poderá contribuir para melhorar o atendimento. Invista na capacitação da sua equipe, na força de vendas e na melhoria continua por melhores índices produtivos.

Antes de reclamar da crise, da concorrência e do desempenho produtivo de um funcionário, responda: É mais caro investir em treinamento ou é muito mais caro perder um cliente para a concorrência pela ausência de treinamento?

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