Paisagens de Balneário Piçarras irão se tornar cartões-postais

Projeto ‘Remetente: Balneário Piçarras’ vai criar 16 cartões-postais da cidade, financiado pelo Lei Aldir Blanc de apoio emergencial à cultura

O projeto fotográfico do jornalista de Balneário Piçarras, Felipe Franco, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – através de seleção feita por meio de edital organizado pela Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras. Batizado por ‘Remetente: Balneário Piçarras’, dezesseis retratos da cidade serão impressos em quatro mil cartões-postais. Eles serão entregues à Fundação, ficando disponíveis gratuitamente à sociedade.


“A ideia é estimular a divulgação da cidade através de uma prática pouco utilizada nos dias de hoje, mas que, na minha visão, é recheada de sentimento. Quem envia um postal a outra pessoa, denota claramente um sentimento de afeição e carinho”, observa o jornalista. Além dos cartões circularem pelos meios postais, há também o público de colecionadores – que inclusive trocam informações por meio de uma rede social específica: a Postcrossing.


“Por meio dessa rede (www.postcrossing.com), o físico se funde ao digital em prol de uma só causa: valorizar as belezas de cada cidade”, acrescenta o jornalista, que tem a fotografia como hobby. Pelo projeto avalizado pela comissão julgadora da lei emergencial de fomento à cultura, cada um dos dezesseis cartões-postais terá 250 impressões, totalizando quatro mil cópias.

Dentre as fotografias, feitas ao longo dos últimos anos pelo próprio jornalista, está o registro da visita de uma baleia jubarte, no inverno de 2006. De lá para cá, as aparições se tornaram mais constantes e mais visíveis. As corujas buraqueiras, Ilhas Itacolomi, a pesca artesanal, o potencial da agricultura, o turismo religioso e outras potencialidades naturais ilustraram a frente dos cartões.

Foto de Felipe Franco se tornará cartão postal

“As fotografias têm o poder de despertar sentimentos e eternizar a história, os lugares. Para mim, fomenta também o sentimento de pertencimento e respeito sobre determinada região, neste caso em específico, nossa sempre Piçarras”, encerra o nativo jornalista. O cronograma de execução do ‘Remetente: Balneário Piçarras’ prevê a entrega dos cartões-postais à Fundação de Cultura até o dia 31 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui