Selecione uma das opções:

Projeto inovador aproxima vereadores e moradores em três cidades de SC

Barra Velha é um dos municípios contemplados com o projeto ‘Gabinete Móvel’


24 de janeiro de 2022 por
Compartilhe:

Nos últimos anos, a política das novas ideias tem ganhado cada vez mais força no Brasil. Em Santa Catarina, não está sendo diferente. Pensando neste “novo” cenário, três vereadores inovaram com o projeto “Gabinete Móvel”. A proposta é simples: transformar um veículo em local de atendimento à comunidade local.

No Estado de Santa Catarina, a ideia já existe em três municípios: Barra Velha, Curitibanos e Joinville. Os precursores deste movimento estiveram reunidos em Barra Velha durante o último domingo, 23, para troca de experiências referente ao projeto.

Em Barra Velha, o anfitrião Caio Pinheiro (PL) recebeu os vereadores Lucas Souza (PDT), de Joinville, e Giancarlo Sabiá (PL), de Curitibanos. Além do projeto inédito na região, os três vereadores têm mais um ponto em comum: todos estão em seu primeiro mandato.

📰 LEIA TAMBÉM:

Entre os 19 vereadores da maior cidade de Santa Catarina, Lucas Souza (PDT) é o mais jovem, com apenas 28 anos de idade. Em 2020, o caçula do Poder Legislativo de Joinville foi eleito com 2.311 votos. A ideia de construir o gabinete móvel surgiu durante a própria campanha, quando muitos eleitores questionavam a presença do candidato nos bairros em que visitava. “A ideia surgiu durante a minha campanha eleitoral. Escutamos bastante que seríamos mais um ‘político que só volta a cada quatro anos’, buscamos construir uma nova política, uma nova prática, tornando a política mais acessível”, explica Lucas.

Distante 289 quilômetros de Joinville, a ideia também foi aplicada em Curitibanos. O vereador Giancarlo Sabiá (PL) acredita que a iniciativa do gabinete móvel serve para conhecer a realidade dos bairros e também incluí-los nas principais decisões da cidade. “Ao longo dos anos, percebi que muitas pessoas acabavam ficando de fora de decisões importantes da nossa comunidade. Essas pessoas merecem atenção. Ninguém conhece os problemas locais tão bem quanto eles. Tendo esse gabinete mais próximo da população, nós conseguimos levar as informações e escutar as suas ideias”, disse Giancarlo.

Em Barra Velha, o gabinete móvel também foi ideia do vereador mais jovem da cidade. Aos 30 anos de idade, Caio Pinheiro (PL) foi o vereador mais votado do município, com 796 votos. A expectativa é que o veículo comece a circular pelas ruas no mês de Fevereiro. “Quero inaugurar o meu gabinete móvel em fevereiro, quando os trabalhos legislativos retornarem. O cronograma de visitas será anunciado através das minhas redes sociais. Quero ir aos bairros a cada quinze dias, duas vezes por mês, para atendermos a demanda da nossa população”.

Para o barra-velhense Caio Pinheiro (PL), o gabibente móvel será uma forma de aproximar os moradores e os políticos. Ele espera, através deste veículo, atender as demandas de cada bairro do município de Barra Velha. “A população está cansada da política, está desgastada ou corrompida. A ideia desta kombi é olhar olho no olho, enxergar cada dificuldade que o cidadão tem e encurtar essa distância entre o morador e o político. Somos um funcionário do povo, estamos aqui para trabalhar”.

Para atender as necessidades da maior cidade de Santa Catarina, o vereador Lucas Costa (PDT) pontua a importância do gabinete móvel neste novo momento que a região vive. “São três mandatos jovens, novos, que estão buscando construindo essa nova política. O papel do vereador é estar próximo, temos que defender na tribuna aquilo que está sendo constatado nos bairros. O gabinete também serve para fiscalizar os postos de saúde, as escolas e outras atividades locais”, finaliza Lucas Souza.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo