Psicologia Clínica: uma das carreiras com mais relevância

Psicologia Clínica: uma das carreiras com mais relevância
Psicologia Clínica: uma das carreiras com mais relevância

A psicologia clínica é uma das carreiras que mais ganha relevância no mercado. Isso porque o brasileiro já se deu conta da importância de se ter uma boa saúde mental. Um exemplo disso, é todo ano, no mês de setembro, reforçar a importância da busca por tratar condições psicológicas e procurar o autoconhecimento junto a um psicólogo. 

Não à toa, a pandemia contribuiu pela busca dessa qualidade de vida, que envolve o cuidado com a mente e como tratamento das neuroses que acabaram se acentuando na sociedade. 

Assim, os pacientes se compõem de pessoas que sofrem com problemas como transtornos mentais, fobias, traumas, perdas de entes queridos e afins. São situações que acabam por afetar não só o bem-estar físico e psicológico deles, como também o andamento da vida profissional, dos relacionamentos e até a capacidade de socialização.

Veja mais sobre a atuação em psicologia clínica: 

Psicologia Clínica

O graduado em psicologia deve procurar o Conselho Regional de Psicologia (CRP) ou o Conselho Federal de Psicologia (CFP) para se cadastrar. Tudo pode ser feito diretamente no site das instituições.

Na sequência, ele receberá um e-mail pontuando cada etapa que terá que preencher para, assim, receber o registro da instituição e poder trabalhar como determina a legislação.

De posse do registro, ele será considerado um profissional generalista. Na sequência, após cerca de dois anos e com algum curso de especialização concluído, ou em fase de conclusão, ele poderá requerer do Conselho a denominação de Especialista.

Já deu para perceber que a carreira é muito bem estruturada, cada etapa a seu tempo, de maneira que o profissional vá galgando aos poucos novos patamares na psicologia.

O mercado

Financeiramente, o mercado é amplo e com boa margem de retorno, visto que o psicólogo poderá cobrar, em média, acima de R$ 150 por consulta. Se ele for um especialista e também considerado um profissional referenciado, esses valores podem até dobrar.

No caso de um psicólogo que atue pelo SUS, o salário será descrito no edital do concurso público ou seletivo simplificado, por isso, não há margem para negociação, mas isso não significa que o serviço público fique atrás do privado.

Pelo contrário, há uma concorrência acirrada para acessar o segmento. Então, você precisará estar muito bem-preparado 

Atuação

Cabe ressaltar que o escopo da psicologia clínica engloba todas as idades, múltiplas diversidades e sistemas variados.

Um psicólogo clínico pode focar seu trabalho em diferentes campos, como:

  • Terapia familiar;
  • Psicologia infantil;
  • Psicoterapia em pessoas adultas;
  • Reabilitação neuropsicológica.

No geral, o psicólogo clínico tem possibilidade de atuar em instituições de saúde, como hospitais, postos de saúde, ambulatórios, clínicas (particulares e conveniadas), centros de oncologia, centros de reabilitação social. Pode ainda atuar em escolas, sejam públicas ou particulares. 

Com psicologia clínica, o profissional ainda pode atender empresas, que muitas vezes têm a preocupação com a saúde mental de seus colaboradores e disponibiliza um profissional para uma sessão em uma sala que pode ser dentro da empresa, ou mesmo no consultório do psicólogo, sendo conveniado ou pago pela empresa. 

Também podem atender pacientes por meio de serviços de assistência médica domiciliar — o famoso home care — que abrange várias modalidades do ramo da saúde (como a própria medicina, a fisioterapia, a enfermagem etc).

Logo, podemos dizer seguramente que é o profissional quem escolhe onde trabalhar, podendo ser no setor público ou na iniciativa privada. 

Pós-graduação

No campo da especialização, o psicólogo tem as seguintes áreas para sua formação continuada:

Apesar do leque de atuações somente em psicologia clínica, sempre existem nichos de transtornos que precisam de um especialista. Ou seja, somente a graduação em psicologia, pode muitas vezes não abranger essas demandas sociais. Com a facilidade de fazer uma pós-graduação EAD intensiva em poucos meses, é possível elevar e afunilar os seus atendimentos, mantendo uma clientela e tornando-se referência na cidade onde mora, com a especialização. Além, claro, de poder aumentar o valor de ganhos. 

Se você já atua com psicologia clínica, selecione abaixo seu curso de interesse para uma especialização e aguarde o contato de um de nossos consultores! 

Selecione seu curso aqui!  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui