Santa Catarina registra neve pela primeira vez em 2021

A previsão é de baixa temperatura nos próximos dias

O município de São Joaquim foi o primeiro a registrar neve em 2021. Foto: Mycchel Leganghi/São Joaquim Online
O município de São Joaquim foi o primeiro a registrar neve em 2021. Foto: Mycchel Leganghi/São Joaquim Online

O Estado de Santa Catarina teve o primeiro registro de neve em 2021. O fenômeno aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, em municípios da serra catarinense. Além do registro de neve, os termômetros chegaram a registrar -3º em São Joaquim.

Moradores do bairro do Cruzeiro, em São Joaquim, fizeram questão de filmar a queda da neve. A região é uma das mais visitadas pelos turistas que buscam o encontro com a neve, além dos registros com a paisagem serrana.

Segundo Marinho Stringari, Técnico em Defesa Civil e Estudos Climáticos do Tempo, a neve é resultado de uma combinação de fatores. “Para ter neve, é preciso ter a combinação de uma garoa fina, um sistema com muitas nuvens, umidade relativa do ar bastante alta”, explicou.

A neve deve dar uma trégua momentaneamente, mas as previsões indicam que a temperatura deve cair nos próximos dias. Desta forma, outros municípios devem registrar temperatura negativa a partir desta terça-feira, 29.

“A temperatura deve cair na serra catarinense, no planalto sul e também norte, mas a possibilidade de neve diminui. O frio será ainda mais intenso a partir de terça ou quarta-feira”, detalha Stringari.

O especialista também explica que a queda repentina nos termômetros catarinenses e alerta para uma semana fria “Tivemos o ingresso de uma intensa massa de ar fria, de origem polar, a primeira deste inverno. Por isso teremos este frio bastante intenso até o fim desta semana”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui