Selecione uma das opções:

São João do Itaperiú celebra hoje 29º aniversário de emancipação política

Cidade mais jovem da AMVALI já foi Barra Velha e também de Araquari (antiga Parati), e hoje destaca-se na agricultura e no corte de carne.


29 de março de 2021 por
Compartilhe:

E o número 29 marca hoje São João do Itaperiú por duas vezes: 29 de março, 29 anos de emancipação político-administrativa, dessa pequena cidade agrícola, mas de coração grande. São João do Itaperiú, emancipada de Barra Velha, com seus quase 4.000 habitantes, não terá programação especial de aniversário em 2021, por conta desse momento difícil da pandemia. Mas sua história está marcada pelo crescimento.

A pequena cidade, inicialmente habitada por índios Guarani, recebeu destes a primeira denominação: Itaperiú. Os primeiros colonizadores, açorianos, chegaram após 1810, mais tarde somando-se a estes os colonos italianos, alemães e poloneses. Muitos destes registros estão na página “Memória Itaperiunse”, da rede social Facebook.

De costumes modestos e sentimento religioso sempre presente, em 1916 foi construída a primeira capela com nome e imagem de São João Batista, elevado a padroeiro. Desde então, sua denominação permanece a mesma, São João do Itaperiú, mesclando a cultura indígena com a tradição religiosa dos imigrantes.

📰 LEIA TAMBÉM:

O município, que outrora já foi o centro de Barra Velha, fortaleceu sua agricultura. Inicialmente, era ligado a Araquari, depois fazendo parte de Barra Velha, e somente a partir de 1965 passou à condição de distrito. O desejo de maior independência resultou na conquista de sua emancipação, em 29 de março de 1992, através da lei nº 8.549, sancionada pelo então governador Vilson Pedro Kleinubing. A cidade conta desde então com 152 km² de área.

No dia 3 de outubro do mesmo ano, através de eleição direta, elegeram-se o primeiro prefeito, José Acácio Delmonego, e o primeiro vice-prefeito, Alzerino Bernardes, o Mimo, e para a primeira legislatura do Poder Legislativo Acácio Aguiar, Afonso José Delmonego, Antonio João Rodrigues, Antonio Vicente Souza, Evaldo Pauli, João José Florindo, o Dodô, José Márcio Ramos, Nilo Arapehi Fernandes Neto e Romão Pereira Borges. O Município foi definitivamente instalado em 1° de janeiro de 1993.

Em 20 de janeiro de 2014, foi sancionada a Lei Estadual nº 16.328, que reconhece o município de São João do Itaperiú como a Capital Catarinense da Carne Bovina e Ovina, em virtude da forte presença da indústria frigorífica no município.

Capital Catarinense da Carne Bovina e Ovina. Foto Divulgação.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo