Selecione uma das opções:

Sem conexão dos imóveis, Casan opera abaixo da capacidade do tratamento de esgoto

Com capacidade operacional para 110 litros, companhia trata apenas 10 litros por segundo de esgoto em Balneário Piçarras


9 de julho de 2021 por
Compartilhe:

Apesar da capacidade de tratar 110 litros de esgoto por segundo, Casan de Balneário Piçarras depura apenas 10 litros por segundo. a justificativa seria a falta de adesão na ligação dos imóveis à rede coletora. Mesmo em operação há um ano, somente 10% dos imóveis estão com suas ligações executadas, o que dificulta o bom funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que tem capacidade de depurar até 110 litros/segundo e receber o esgoto de 2.551 imóveis. Essa situação levou a prefeitura de Balneário Piçarras iniciar uma campanha para conscientizar os moradores e veranistas do município a conectarem o esgoto doméstico ou comercial à rede coletora implantada pela CASAN.

“Já deveríamos estar tratando 70 litros por segundo, pelo menos, mas o volume que recebemos hoje está em torno de 10 litros por segundo, gerando uma ociosidade operacional para a Estação e uma perda ambiental para a cidade da Bandeira Azul”, observa o gerente local da CASAN, Lino José de Aviz Netto.

Os moradores beneficiados (veja mapa da rede neste link) são os responsáveis por providenciar a conexão do imóvel até a entrada da Caixa de Inspeção (CI), local que delimita o ponto até onde a Companhia tem responsabilidade sobre o sistema.

📰 LEIA TAMBÉM:

O secretário Executivo da Prefeitura de Balneário Piçarras, Dorval Vieira de Oliveira, reforça que é preciso elevar a conscientização dos proprietários de imóveis para que o sistema cumpra sua finalidade. Uma série de ações sociais e de orientação serão implementadas pela Prefeitura com o objetivo de elevar o número de ligações ao sistema.

“Balneário Piçarras possui um moderno sistema de tratamento de esgoto, mas precisamos elevar o conhecimento da sociedade sobre os ganhos ambientais e de saúde pública de uma cidade que trata seu esgoto”, diz Dorval. Mesmo não conectados, os imóveis beneficiados com a rede de coleta no bairro já estão pagando a tarifa de esgoto.

Confira a reportagem completa:

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO

Localizada às margens da BR-101, a Estação de Tratamento de Esgotos está entre as mais modernas já implantadas pela CASAN. Totalmente automatizada, pode ser operada de forma remota. O sistema de tratamento é o terciário, o mais completo e eficaz do ponto de vista ambiental. O investimento do Governo do Estado e da CASAN foi de R$ 55.721.742,50, recursos financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

ÁGUA DA CHUVA NÃO É ESGOTO
Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.

CAIXA DE GORDURA DEVE SER MANTIDA
Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.
 
DESATIVAÇÃO DA FOSSA
Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais Lidas

0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo